O que é Certificação?

“Certificação é o procedimento pelo qual uma terceira parte (Organismo de Certificação) dá garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados”. [ABNT ISO/IEC GUIA 2]

A Avaliação da Conformidade, também conhecida como certificação, passa por vários estágios até a efetiva emissão do certificado de conformidade. Dentro destes estágios podemos destacar a análise da parte documental, a avaliação do sistema de gestão da qualidade da empresa fabricante do produto e a realização dos ensaios em amostras de produtos prontos para comércio para verificação das suas características.

Após todas as etapas serem concluídas, e o sistema de gestão do fabricante e o produto demonstrarem adequação às normas de referência, o organismo de certificação emite o certificado de conformidade para o produto avaliado.

Classificação quanto ao campo de utilização

Certificação compulsória

É uma atividade de caráter obrigatório exercido pelo Estado, através de uma autoridade regulamentadora, por meio de um instrumento legal, quando se entende que o produto, processo ou serviço pode oferecer riscos à segurança do consumidor ou ao meio ambiente ou ainda, em alguns casos, quando o desempenho do produto, se inadequado, pode trazer prejuízos econômicos à sociedade.

Certificação voluntária

A avaliação da conformidade é voluntária quando parte de uma decisão do fornecedor. A avaliação da conformidade voluntária agrega valor ao produto, representando uma importante vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Esse procedimento é usado por fabricantes ou importadores, como meio de informar e atrair o consumidor e, conseqüentemente, aumentar sua participação no mercado. A importância da avaliação da conformidade no campo voluntário vem crescendo no mercado internacional, como forma de superar barreiras técnicas ou de acesso a mercados exigentes.

Vantagens
  • A garantia de que o produto ou sistema atende os requisitos de normas.
  • Segurança do consumidor final na compra do produto;
  • Garantia de requisitos de clientes;
  • Maior aceitação no mercado e credibilidade;
  • Organização e melhoria dos processos;
  • Redução de custos com retrabalho, perdas, desperdícios e inspeções.

Política de Gestão

O Centro Tecnológico Brasileiro da Conformidade busca continuamente a melhoria de seus serviços, garantindo a correta avaliação da conformidade de produtos e sistemas produtivos, e a satisfação de seus clientes.


Saiba Mais

Rua Miguel Madani, nº 61 – sala 07

Jardim São Vicente

Itupeva – SP

[email protected]

Telefones CTBC

• 11 4591-4074 • 11 4591-4096